Ocorrências da Sessão (20ª SESSÃO ORDINÁRIA de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura)
1 - O Vereador Carlos Tatto solicitou o registro em ata da fala do Vereador Toninho ValFlor, transcrita a seguir na íntegra:
O Vereador Toninho do ValFlor declarou:
“Senhor Presidente, senhores vereadores, público presente... Vereador, você falou lá no início do seu mandato que o senhor ia ser o recordista de verba pra cidade. O senhor falou: ‘Ah, quero ver se você bate as minhas o ano que vem.’”
O Vereador Carlos Tatto, por questão de ordem, solicitou o registro em ata e declarou:
“Só pra registrar, que eu não falei isso pro senhor não.”
O Vereador Toninho do ValFlor respondeu:
“O senhor falou que...”
O Vereador Carlos Tatto perguntou:
“Falei em plenário?”
O Vereador Toninho do ValFlor completou:
“Vamos ver se o senhor bate a minha.”
O Vereador Carlos Tatto reiterou:
“Conste em ata, por favor. Pela ordem, Senhor Presidente.”
[Trecho inaudível]
Seguiu-se breve discussão entre os vereadores, até que o Presidente Joãozinho do Cavalo solicitou o corte dos microfones;
2 - Nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Embu-Guaçu, especificamente no artigo 12, inciso IV, alínea "f", é prerrogativa do Presidente convocar especialista jurídico da Casa para esclarecimentos. Diante disso, o Presidente solicitou a presença do Dr. Rodrigo, assessor jurídico, a fim de prestar esclarecimentos acerca da menção de inconstitucionalidade relacionada ao Projeto de Lei nº 05/2025, de autoria do Poder Executivo, conforme apontado na sessão anterior; 3 - Em virtude da aprovação dos Requerimentos de Urgência nº 177 e 178/2025, o Presidente suspendeu a Sessão por 15 minutos para que a Comissão emitisse os seus Pareceres referente aos Projetos de Lei incluídos na Ordem do Dia; 4 - O Presidente prorrogou a sessão por 1 hora; 5 - Durante a fase da Ordem do Dia, e em atendimento ao disposto na Resolução nº 3, de 2023, foi aberta a Tribuna Popular para que os munícipes pudessem se manifestar sobre o Projeto de Lei nº 005/2025, de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, foi recebida a munícipe Claudia Valeska Vasquez.